terça-feira, 27 de novembro de 2012

XV OPEN DE BENFICA

O Pelouro do Desporto e Juventude vem, por este meio, divulgar a realização do XV Open de Xadrez de Benfica, integrado nos Jogos de Benfica, que irão decorrer no Ginásio do Complexo Desportivo da Junta de Freguesia de Benfica no próximo dia 1 de dezembro.
Foi em 1998 que um jogador de xadrez da Mata de Benfica, já então veterano, fez a sugestão da realização de tal torneio tanto à direção da Mata de Benfica como ao responsável do Pelouro do Desporto da Junta de Freguesia de Benfica. O encontro de vontades das duas entidades levou à escolha de uma data de calendário em que não estivessem marcadas provas federativas e daí ter recaído num dia feriado.
Logo após a conclusão bem-sucedida desse primeiro Open, gerou-se o consenso de que tal iniciativa seria continuada como uma realização conjunta da Junta de Freguesia, através do seu Pelouro do Desporto e Juventude, e do clube, Associação Desportiva Recreativa e Cultural da Mata de Benfica.
Nas catorze primeiras edições o número de participantes oscilou entre os 120 e os 210 participantes e é, desde há alguns anos, o maior torneio aberto de xadrez da cidade e mesmo do distrito de Lisboa.
Mantém o mesmo formato desde o início, de nove sessões com o tempo de reflexão por jogador de 20 minutos, e com prémios de classificação geral, por equipas e de escalões etários. Alguns dos jovens que ao longo destas edições foram premiados com livros ou outro material de xadrez atingiram já a craveira de Mestres de xadrez, mesmo a nível internacional.
A última edição de 2011 foi ganha pelo Grande Mestre canadiano radicado há muito tempo em Portugal, Kevin Spraggett, o que aconteceu pela quarta vez. Com duas vitórias está o Grande Mestre Slobodan Kovacevic , vencedor das duas primeiras edições.
Cerca das 20h saber-se-á quem é o vencedor desta XV edição, compareça!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...