quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Festival Criar Contraste - João David

O João David foi um dos estilistas que esteve presente no desfile de moda de 13 de Julho no âmbito do Festival Criar Contraste, partilhamos então a sua visão sobre o mundo da moda.


João David

Comecei a desenhar roupa desde muito cedo. Desde que me lembro, sempre tive um enorme fascínio pelo universo feminino e sempre gostei de desenhar mulheres e de analisar a sua estética e comportamento. Entre outras coisas isto levou-me à minha formação artística e, consequentemente, à moda, numa continuação da paixão que já desenvolvia muito antes de iniciar o meu ensino.

A minha visão da moda é muito mais artística do que comercial. Tenho uma inclinação natural para desenvolver colecções com base em conceitos fortes e mostrando narrativas bem pensadas. A roupa para mim é um veículo de expressão que ultrapassa as normas pela qual a moda muitas vezes se rege – apesar de menos do que há alguns anos -, antes representando ideias, expressão pessoal ou até mesmo puro gosto estético, que na minha opinião não deve de todo ser generalizado. Desta forma, pouco me inspiro na moda para produzir moda, e confesso que não me esforço para acompanhar todas as colecções e muito menos tendências. Gosto de depender apenas do meu imaginário e envolvente pessoal para produzir o meu trabalho, e penso que isso o torna genuíno. Claro que existe sempre uma componente forte de inspiração estética que depende de colecção para colecção – na colecção apresentada no evento Criar Contraste, “Stories From The Woods And Tales Of The Grim”, inspirei-me fortemente na estética da floresta negra e nocturna, e nas criaturas mitológicas a ela associadas, tendo referenciado até algumas imagens do filme “Labirinto do Fauno” de Guillermo del Toro.

Por estas razões, e enquanto artista, não me considero forçado a integrar uma tendência ou um movimento estético específico, mas antes criar a minha própria cultura visual e oferecê-la aos apreciadores do tipo de estética e conceito que crio. No panorama nacional, julgo que ainda existe pouca exploração desta individualidade que é tão importante na minha opinião e que, sem dúvida, estimula o nosso desenvolvimento pessoal e inclusivamente nos ajuda a conhecer-nos a nós próprios. A moda tem vindo a diluir diversas barreiras, principalmente por causa desta busca, no entanto como qualquer indústria vai haver sempre uma tendência a agrupar estilos e a seccionar o mercado. Acaba por competir a cada um procurar as suas referências e construir-se a si próprio, dependendo mais ou menos da inspiração exterior.

Deixo por fim o meu agradecimento à equipa do Criar Contraste por ter acolhido o meu trabalho com tanta simpatia, tendo sido uma excelente oportunidade de levar a minha mais recente colecção a mais pessoas e dar a conhecer a minha obra.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...